Buenos Aires, um dos destinos preferidos dos brasileiros, sempre esconde boas atrações — seja para quem volta à cidade depois de pouco tempo, muito tempo ou para quem está visitando a capital argentina pela primeira vez. Nosso grupo de viagem tinha uma em cada situação: eu estava voltando depois de quatro meses; minha irmã, depois de 10 anos, e minha mãe estava estreando em terras portenhas.
Em apenas três dias, curtimos algumas das atrações mais legais de Buenos Aires. Começamos com um city tour básico, para nos localizarmos na cidade. Vimos paisagens como a Floralis Generica, as ruas elegantes da Recoleta, a Casa Rosada e o bairro da Boca com o colorido Caminito. Descemos em Puerto Madero para almoçar — as opções são variadíssimas e vale pesquisar preços. Com tempo bom, almoçamos ao ar livre, observando a arquitetura recuperada da área.
Em frente à Casa Rosada
Emendamos uma visita à famosa feira de San Telmo, que reúne arte e antiguidades espalhadas pela Defensa, rua no bairro de mesmo nome. Para ir com calma, algum dinheiro e um chapéu se estiver sol.
No segundo dia, pegamos um Buquebus (serviço de balsas e ônibus que fazem o trajeto até o Uruguai) e fomos até Colonia del Sacramento, cidade colonial do outro lado do Rio da Prata que foi motivo de disputa entre as coroas espanhola e portuguesa, mudando de dono várias vezes. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Colonia é cheia de história, construções coloniais, pequenos museus, lojinhas e restaurantes. Dá para passar o dia fácil e até dormir uma ou duas noites, para quem quer se aprofundar.
Colonia do Sacramento, Patrimônio da Humanidade
Vista do Paseo San Gabriel, em Colonia do Sacramento
No terceiro dia, visitamos o Teatro Colón — a visita guiada é ótima, vale muito a pena e explica não só a construção do portentoso teatro, mas também o contexto em que ela se deu. Para o almoço, pegamos o metrô até Palermo para ir ao Don Julio (calle Guatemala 469, esquina com Gurruchaga), excelente restaurante de parrilla que satisfez até uma vegetariana (minha irmã). Aproveitamos para passear pelo bairro, que é enorme e super legal para bater perna vendo as lojas, tomando um café ou um helado.
Esperando a visita guiada do lado de fora do Teatro Colón
A construção imponente não cabe na câmera
O restaurante Don Julio, na esquina das ruas Guatemala e Gurruchaga
Nos despedimos à noite, ao fim do terceiro dia, esperando voltar em breve.
Para mais informações entre em contato