•Cidade: Fez
•Melhor época: A melhor época para visitar Fez é de setembro a novembro e de abril a junho, quando não é muito quente.
Veja aqui um roteiro para o Marrocos
Fez é a mais antiga cidade imperial do Marrocos – e seu “centro velho” é agora um local tombado como Patrimônio Mundial da UNESCO. A Medina (a cidade velha) é chamada de Fes el-Bali e ali, por trás de suas muralhas, borbulha uma cidade medieval, mágica e repleta de vida em cada uma das suas 9.000 ruas estreitas.
A parte nova da Fez é chamada de “ville nouvelle” e foi construída pelos franceses de modo totalmente diferente da Medina. As avenidas largas são ladeadas por lojas modernas e o tráfego é sempre agitado. Para quem prefere os tons ocidentais, é um lugar para se ver – com hotéis maiores, por exemplo. Se, no entanto, o visitante quiser ver mais do Marrocos em si, o lugar é mesmo Fes el-Bali.
A melhor maneira de compreender e aproveitar a Medina e seus principais pontos turísticos é, a princípio, contratar um guia por intermédio do hotel onde se está hospedado. Basta dizer ao guia que tipo de coisas se gostaria de ver – e lembre-se de especificar que você não quer comprar um tapete (caso contrário, vai virar um turismo de compras em pouco tempo). Depois de um dia assim, é possível se sentir confortável para “se perder” na Medina. E pode-se confiar nos lojistas, sempre amigáveis, para adquirir produtos ou mesmo ajudar a encontrar a direção certa a seguir no mapa.
Fez é famosa por seus produtos de couro que ainda vêm dos curtumes que estão em operação desde os tempos medievais. Pouca coisa mudou, o que os torna fascinantes para visitar (mas o odor do couro curtido, é bom saber, não são todos que toleram).
Programas mais amenos em Fez são as visitas aos museus locais, que contam muito sobre a tradição da cidade em ser um centro de cultura. Um deles é o Nejarine Museu de Artes e Ofícios, localizado em um belíssimo prédio com um café no último andar. Há também o Dar Batha, especializado em arte e na cerâmica azul que faz a fama dessa cidade multicultural e com profundas raízes artísticas. Visitar Fez é uma volta no tempo, sim – e um tempo cheio de imaginação.
Veja aqui um roteiro para o Marrocos
Para mais informações entre em contato